Vemos as paredes o dia inteiro. E elas repetem, incansavelmente, forte opinião sobre nossa cultura empresarial.

GESTÃO À VISTA INEFICAZ – Caso real, ocorreu na Argentina: estávamos implantando um sistema de gestão à vista, em que falhas eram tratadas deslocando cartõezinhos entre diversas caixas presas à parede. Numa das visitas de acompanhamento, o gerente local disse que nosso sistema não funcionava.
A fábrica estava cheia de cartazes, anunciando a vinda de uma autoridade importante – que tinha ocorrido na semana anterior.
As paredes refletem a cultura da empresa. Se aqueles cartazes todos mentiam, porque as pessoas iriam levar a sério um quadrinho muito menor, e isolado?

PAREDES LIMPAS – e bem cuidadas comunicam capricho – ao longo de todos os minutos do dia – para todas as pessoas que por elas passam.

QUADROS DE AVISO – podem ser importante mídia do endomarketing.
Dois cuidados são essenciais:

  • Mantenha o quadro organizado, sem mensagens antigas. O excesso de informação é uma forma de contrainformação.
    Bem simples de fazer: todo aviso deve ser tamanho A4 e,não pode estar torto nem com metade fora do quadro. E deve ter ,  na sua margem inferior, à esquerda, a data em que será removido.
    Qualquer pessoa que veja um aviso  vencido, sem data, ou mal colocado, pode arrancá-lo do quadro.
    Funciona!

 

  • Não podemos exigir que o leitor do quadro (nosso cliente, certo?) precise procurar o que é novo, perdendo tempo revendo o antigo.
    Bem simples de fazer: divida o quadro em 6 campos, em cinco dos quais está escrito o dia da semana em que o aviso foi colocado. Se eu li o quadro ontem, quinta-feira, basta passar os olhos pelo espaço destinado aos avisos publicados na sexta. Também funciona!

Essencial: comunique objetividade e capricho!